O Governo de Rondônia, por meio da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero), tem investido em projetos voltados ao fortalecimento de cadeias produtivas estratégicas no estado. Um dos destaques do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Cadeias Produtivas (PAP-Cadeias Produtivas) é o “Catálogo Digital do Banco Ativo de Germoplasma de Cacau da Ceplac em Rondônia (CATBAG-Cacau)”.
Com um investimento global de R$ 3,3 milhões, seis projetos foram contemplados por meio do Edital nº 8/2023, cada um com até R$ 421 mil. O CATBAG-Cacau, coordenado pelo pesquisador Paulo Wadt, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), busca preservar a diversidade genética do cacau e fomentar pesquisas inovadoras no setor.
A iniciativa prevê a criação de um repositório digital com informações genéticas, fenotípicas e agronômicas das variedades de cacau mantidas no Banco Ativo de Germoplasma (BAG), localizado na Estação Experimental de Ouro Preto do Oeste. O objetivo é facilitar o acesso a dados por pesquisadores, instituições e produtores, promovendo o melhoramento genético, a rastreabilidade e a valorização do produto.
Segundo o governador Marcos Rocha, a ação reforça a importância da ciência para impulsionar o agronegócio sustentável em Rondônia. O presidente da Fapero, Paulo Renato Haddad, destacou que o fortalecimento das cadeias produtivas passa, necessariamente, pelo incentivo à pesquisa e à inovação.
A proposta está alinhada às diretrizes de sustentabilidade e desenvolvimento do governo estadual, promovendo avanços significativos especialmente para a agricultura familiar, que tem papel central na geração de emprego e renda em diversas regiões do estado.
Resumo jornalístico 08/07/2025
Imagem: Assessoria Fapero e Frank Nery
Leave a Reply