A pavimentação da RO‑370 — conhecida como TransRondônia ou Rodovia do Boi — está chegando à etapa final: atualmente restam cerca de 4 km para concluir os 84 km de asfaltamento entre Corumbiara e o Trevo da Pedra. Destaco os principais pontos:
✅ Progresso das obras
-
84 km divididos em cinco lotes: os quatro primeiros (60 km) estão concluídos; o quinto (24 km) está em fase final, com apenas 4 km restantes.
-
A implantação utilizou CBUQ, com duas camadas de 5 cm (totalizando 10 cm de asfalto quente).
Ponte e drenagem
-
Foram construídas duas novas pontes de concreto: sobre o Rio Ômerê (≈ 50 m) e Rio Cabreúva (≈ 30 m), substituindo antigas estruturas de madeira.
-
Ao longo do trecho, mais de 200 bueiros e galerias foram instalados para drenagem eficaz, substituindo pontes de madeira .
Impacto regional
-
A nova pavimentação elimina trechos de chão ruim e permite que cargas sigam de Corumbiara a Parecis, sem desvio por Cerejeiras — beneficiando fortemente o agronegócio.
-
Motoristas e moradores relatam maior segurança, economia de tempo e comodidade, especialmente em trechos próximos ao Trevo da Pedra.
✅ O que vem a seguir?
-
Pavimentação dos últimos 4 km do lote 5 entre o distrito de Vitória da União e o Trevo da Pedra.
-
Conclusão da drenagem e sinalização final.
-
Entrega oficial do trecho, formalizando o benefício completo para fluxo de veículos e escoamento agrícola.
🛠️ Conclusão
A pavimentação está quase encerrada, faltando concluir os 4 km finais até o Trevo da Pedra. Uma vez finalizada, a obra transformará a logística da região, oferecendo conexão segura, rápida e eficaz para o agronegócio e população local.
Imagem: George Henrique
Leave a Reply